A GCA lança o Cybersecurity Toolkit para Pequenas Empresas em português

  • Um novo marco para o nosso conjunto de ferramentas gratuito e eficaz concebido para pequenas e médias empresas na Comunidade Lusófona.
  • Já disponível em inglês, francês, alemão, espanhol e indonésio, esta versão traduzida em português serve mais de 265 milhões de falantes da língua portuguesa em todo o mundo, tendo em conta que esta é a língua mais falada no hemisfério sul.


O
GCA Cybersecurity Toolkit para pequenas e médias empresas, patrocinado pela Mastercard, fornece ferramentas eficazes para reduzir o risco cibernético. Estas são cuidadosamente selecionadas e organizadas para facilitar a localização e implementação de controlos de segurança cibernética para ajudar as pequenas empresas na defesa contra ameaças cibernéticas. 

O conjunto de ferramentas foi concebido para pequenas e médias empresas e pode ser utilizado por qualquer organização.

 

Brian Cute, Diretor de Operações e do Programa de Capacidade e Resiliência da Global Cyber Alliance (GCA), afirmou: “Estamos entusiasmados por adicionar uma versão em português ao nosso conjunto de ferramentas, com vista a expandir a acessibilidade para empresas e indivíduos, onde quer que se localizem. A comunidade lusófona é vasta, pois reúne Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Macau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe, além de Timor-Leste. Com o apoio dos nossos parceiros, celebramos essa linha de defesa adicional que a Global Cyber Alliance proporciona de forma a que indivíduos e organizações fiquem protegidos nas suas vidas diárias digitais e profissionais.”

A GCA estabeleceu uma parceria com o Mastercard Trust Center para oferecer soluções de defesa contra ataques cibernéticos para pequenas empresas em todo o mundo. Cerca de 82% das violações cibernéticas ocorridas em 2022 envolveram o elemento humano (1), incluindo ataques sociais, erros e uso indevido. Os recursos gratuitos do Mastercard Trust Center são criados para ajudar as PME a melhorar a sua própria resiliência cibernética. 

Paul Trueman, Vice-Presidente Executivo da Mastercard Cyber and Intelligence, afirmou: “Na Mastercard, a confiança é a base de tudo o que fazemos e estamos comprometidos em ajudar líderes de negócios e indivíduos em todo o mundo a defenderem-se contra riscos cibernéticos. As pequenas e médias empresas (PME) são as mais vulneráveis e estamos orgulhosos em ver como esta iniciativa pode expandir o acesso às ferramentas e ao aconselhamento, permitindo às empresas focarem nas suas paixões enquanto promovem, simultaneamente, competências robustas de resiliência cibernética para os respetivos negócios.”

Só no Brasil existem 30 milhões de micro, pequenas e médias empresas (MPME) que são responsáveis por 30% do PIB do país. À semelhança de outros países, as MPME são a espinha dorsal da economia. Dado o importante papel que as MPME desempenham, o risco de incorrerem em danos cibernéticos (desde golpes de phishing, que resultam em fraude financeira, ou entrega de malware, que interrompe os negócios, a ransomware que resulta irremediavelmente na interrupção dos negócios) deve ser uma preocupação tanto para o setor público como para o setor privado.  

O conjunto de ferramentas serve para capacitar a defesa das pequenas empresas, o que, por sua vez, contribui para um ecossistema cibernético mais saudável. De futuro, a GCA espera identificar e colaborar com parceiros nos países de língua lusófona com o objetivo de garantir que essas práticas e ferramentas essenciais sejam adotadas pelas pequenas empresas. 

Este comunicado de imprensa também está disponível em inglês.


###

Sobre a Global Cyber Alliance

A Global Cyber Alliance (GCA) é uma organização internacional e intersetorial dedicada a erradicar o risco cibernético e a melhorar o mundo em conexão em que vivemos. Na GCA, criamos programas, parcerias e ferramentas para tornar o mundo cibernético mais seguro e protegido para todos.

[1] Relatório de Investigações de Violação de Dados de 2022 da Verizon